quinta-feira, 4 de julho de 2013

VOCÊ CONHECE O IMEI ???

                               

Vocês já ouviram falar no IMEI ? O IMEI é um número de identificação, do qual cada celular tem o seu!


Mas pra quê serve esse tal de IMEI?

Se você tem o número do seu IMEI, você pode bloquear o seu celular caso ele tenha sido roubado ou se você perde o celular, impedindo o ladrão de ter acesso a suas coisa, ou seja, o celular não terá mais utilidade nenhuma.

Tudo bem que nada trará seu celular de volta, mas só de saber que o indivíduo não poderá fazer nada com ele (nem vender) já me deixa com um sorriso no rosto.

Como posso conseguir o meu número do IMEI?

Vou mostrar a vocês algumas formas de como fazer isso.

Método do Teclado:

 Digite o código. A maioria dos celulares tem um método muito simples usando o teclado para recuperar os números de IMEI/MEID: digite o número de 5 dígitos - *#06# - e o número será mostrado em seu celular. 
  • Isso não funciona para todos os telefones. Ainda bem que existem outros métodos! 

Vá para a tela de discagem do seu celular. No teclado, insira o código *#06# sem nenhum espaço, como mostrado:




Copie seu IMEI. O IMEI irá aparecer depois que você discar o último sinal e deve recuperar a informação automaticamente, sem que você precise apertar o botão de ligar.



  • Considere adicionar *#06# como um contato do seu telefone. Desta forma, você não tem que procurar por esse código de novo!

O método da Bateria:

Desligue completamente o celular. Assim como qualquer dispositivo eletrônico, é sempre melhor desligá-lo antes de mexer nas partes internas. Provavelmente o celular não vai dar um choque em você, mas você poderia estragar o celular facilmente e aí qual seria a utilidade de ter o seu número de IMEI? 

Remova a tampa traseira. Abra a parte de trás e remova a bateria.

Encontre o IMEI. Procure no encaixe da bateria uma etiqueta branca com as notações do IMEI (marcado de amarelo aqui). Ele deve ter 15 ou 17 dígitos, sem incluir algumas barras e não deve conter nenhuma letra. Apenas os primeiros 15 dígitos são necessários.



iPhone e iPad

Aperte em Ajustes. Isso irá abrir a janela de Ajustes onde você pode configurar todas as suas preferências.

Navegue até a opção Geral e aperte nela. Você será apresentado a uma lista com todas as informações básicas do seu celular ou tablet. Aperte no campo Sobre, marcado no iPhone abaixo:



Localize seu MEID. Navegue pela lista de informações que diz a você sobre as músicas, vídeos, fotos, etc. Perto do fim, você verá MEID e à direita dele, um número de 14 dígitos.
Este é o seu MEID. Mostrado abaixo em um iPad:


Procure no iTunes. Conecte seu iPhone ao seu computador e abra o iTunes. 

Localize seu celular. Ele estará listado na coluna à esquerda, no cabeçalho Dispositivos. Na parte superior você verá uma imagem do seu celular, bem como o seu nome, capacidade, versão de software, número serial e de celular.


Clique no número do seu celular. Quando você clicar no número do seu celular no iTunes, ele irá alternar entre seu número e seu MEID.



Android:

Use o método de discagem. Do teclado do celular, digite *#06# e seu IMEI será exibido.

Procure na bateria. Como todos os celulares com uma bateria acessível, o IMEI está localizado numa etiqueta abaixo dela.

 Procure nas configurações. Da tela principal, aperte Menu, depois Configurações, depois Sobre o Telefone e depois Status. Seu IMEI estará localizado na tela exibida.

Celular Perdido ou Roubado:

Localize a embalagem original do seu dispositivo móvel. Não se preocupe com o livreto de instruções; procure pela caixa.

Localize a etiqueta com o código de barras presa à caixa. Ela pode ter sido colocada na abertura para agir como um selo.

Procure pelo IMEI. Ele deve estar claramente indicado e é geralmente listado juntamente com o código de barras e número serial.


Dicas:
  • Escreva seu IMEI antes que seu celular seja roubado ou perdido. 
  • Nem todos os celulares têm um número de IMEI. Atualmente, ele está presente em todos os celulares GSM e UMTS normalmente encontrados na América, Europa, Ásia, África e Austrália. 
  • Se seu celular foi roubado, você pode ligar ou ir até o centro de serviço mais próximo da sua operadora e dar o número de IMEI para que a equipe bloqueie seu celular. 
Avisos:
  • Bloquear por IMEI um celular roubado ou perdido irá cortar todas as comunicações entre o seu celular e sua operadora, fazendo com que seja impossível recuperá-lo através de rastreamento. Faça isso apenas como última opção se seu celular contiver informações importantes. 
  • Alguns ladrões substituem os números de IMEI dos celulares que roubam com os IMEIs de outros dispositivos. Se você comprou o celular de alguém ou de algum lugar que você não confia muito, tente pesquisar se seu IMEI pertence ou não aquele modelo de celular.
Como bloquear o IMEI:

Faça um Boletim de Ocorrência

Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído. 

Fica a dica

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.



Nenhum comentário:

Postar um comentário